Economista, Terapeuta Comportamental, Instrutor MASTER MIND, especialista em Marketing, Escritor e Conferencista

Quer fazer um BRIC ?

No jargão gauchesco “bric” é negociar. Fazer um brique quer dizer fazer um negócio. Em inglês bric quer dizer bloco. Ou tijolo, em algumas traduções. Para o Banco Mundial , que estuda o movimento econômico do mundo, BRIC é a denominação do bloco de países que irá ditar a nova força econômica do mundo no século 21 . BRIC de Brasil, Rússia ,Índia e China .
Índia
Eu fiz um seminário de liderança em Manaus para uma empresa chamada RAMSONS,
(Filhos de RAM) de proprietários Indianos. Uma rede de 27 lojas na cidade e uma grande distribuidora para o interior do Amazonas. Esse contato com empresários de lá , claro , me aguçou a curiosidade sobre este país tão misterioso e pujante, com um bilhão cento e trinta milhões de habitantes. Enquanto conversávamos sobre a índia, uma curiosidade veio me mente, qual o tamanho do território da índia ? E para minha surpresa a índia é menor que o norte do Brasil . Isso mesmo que você leu, a Índia inteira tem 3.287,782 Km 2 . Só o Estado do Amazonas tem 1.580.000Km 2. A Índia ‘3 pouco mais que 2 Amazonas. Com 6 vezes mais gente que o Brasil , tem três vezes menos território.
Trânsito
Não por acaso o trânsito de lá é aquele caos, as ruas são um “formigueiro” humano. A analogia é para ilustrar apenas , sem preconceito. Disse-me Rishi – o empresário –indiano – que o conceito de pobreza de lá é diferente do conceito daqui. Embora me confessou ele que a “ocidentalização” da Índia tem promovido o desenvolvimento, mas como todo bônus . Eles têm 400 milhões do que aqui nós catalogamos como miseráveis. Nós temos 15 milhões e já nos preocupam acima da média. Investir em um país assim não é fácil.
Rússia
A Rússia é uma máfia que tem um território para atuar. Respeito a acordos só existem se forem os deles. As regras mudam de acordo com o funcionamento do fígado dos dirigentes. Como colocar seus projetos em uma terra onde as coisas são um dia de cada forma. Eles vão levar 50 anos para ter procedimentos respeitáveis.
China

É um país com sérios problemas sociais. Eles têm mais de mais de 200 conflitos sociais por ano. Nós temos 2 ou 3 dos “emessetês” da vida já estamos “Porrrr aqui” !!!!!! Como se diz na gíria . Eles têm mais de 100 desastres ecológicos por ano. Na última década mais de 400 milhões de Chineses saíram da roça para morar nas cidades. Ou seja, mais de 2 vezes a população do Brasil em 10 anos foram morar nas cidades. Os chineses têm problemas sérios de água para agricultura e de produção de alimentos.

Brasil

É a pérola desse século. Nós estamos com 30 % de nossa área agrícola aberta, podemos triplicar , sem invadir a floresta amazônica. Temos água, temos terra e temos sol. Temos a base industrial sólida e inovadora, temos comércio consolidado. Não temos desertos, não temos terremotos, não temos furacões nem maremotos.
Pontos fracos
Como pontos fracos temos 3 que precisam serem trabalhados urgentemente. 1 – Temos falta de Estadistas – No Brasil ser político é um demérito e isso fragiliza a liderança que conduz a máquina governamental. 2 – Falta estratégia – Temos dificuldade de definir o que queremos ser como país. 3- e nosso capital intelectual precisa melhorar e começar a se constituir de nível mundial.
Mostra tua cara
Como você está se preparando para esse novo país que está nascendo e você estará inserido nele ?

42 comentários para “Quer fazer um BRIC ?”

  1. ray disse:

    jay disse:

    terrance disse:

Andrew disse:

ernesto disse:

earl disse:

Robert disse:

rick disse:

Paul disse:

austin disse:

brad disse:

jason disse:

Eddie disse:

Melvin disse:

wesley disse:

allen disse:

Eric disse:

jason disse:

arturo disse:

peter disse:

jeffery disse:

clarence disse:

tyrone disse:

Jerry disse:

paul disse:

nelson disse:

erik disse:

Gilbert disse:

sean disse:

alfonso disse:

Jerry disse:

casey disse:

Raymond disse:

terry disse:

harold disse:

ross disse:

ian disse:

warren disse:

herbert disse:

walter disse:

russell disse:

tom disse:

Desenvolvimento de sites | desenvolvimento de sites | www.signativa.com.br