Economista, Terapeuta Comportamental, Instrutor MASTER MIND, especialista em Marketing, Escritor e Conferencista

URBE, CITATI E PÓLIS

A URBE é o território , CITATI é o cidadão e a PÓLIS é o político. A Urbe para tornar se cidade precisa do cidadão. O cidadão para se organizar no território, precisa do político. Política é a reunião de todas as ciências . A política partidária , que é uma maneira de se praticar a política, nem sempre é tão nobre quanto a sua origem. Mais por despreparo dos líderes públicos do que qualquer outra coisa.

Preparação
Um advogado se prepara para ser advogado, um médico idem como tantos profissionais. Então porque os políticos não se preparam para a envergadura que o cargo exige ? Porque tem se a impressão que basta a escola da vida como preparação . Ocorre que a escola da vida, bem ou mal, todos tem. E a maturidade não vem com a idade, nem com o somatório das experiências. Nem com as dificuldades. Se fosse assim, os pobres seriam pessoas maduras e lúcidas, pois a pobreza é um desenrolar de dores e dificuldades. A maturidade vem das lições que tiramos de nossas experiências. Quando lançamos luzes sobre aquilo que vivemos. Lucidez quer dizer luz interior.

Líderes
Líderes costumam aparecer quando surgem desafios. O que se percebe é que tempos extraordinários produzem líderes extraordinários . Tempos medíocres produzem líderes medíocres. A grande depressão dos anos 30 nos EUA, produziu o líder que encaminhou o país ao famoso new deal e a vitória da segunda guerra mundial , que foi Roosevelt, um dos mais importantes do país. Nem sempre urna é útero que dá luz à líderes. Voto não é matéria prima da liderança, ele apenas legítima. Líderes locais precisam ter a pretensão de vôo de águia, que queiram voar alto. Pois assim prestam mais atenção no que fazem no presente para preservar o futuro. A cidade ganha com líderes audaciosos.
A cidade perde com líderes medíocres.
O eleitor
O eleitor vota com a opinião pública – 84% de aprovação para o presidente Lula – e muito pouco com a opinião nacional – 16 % restante. Como diz o professor Gilberto Garbi, 84 % votam com o estômago , mesmo os que têm condições econômicas, têm alma de pedinte, vocação de mendigo . Ou tiram proveito disso. Mas há os que votam com o sexo. Quando da campanha para prefeito de São Paulo, um professor universitário saiu se com esta : “Entre Martha Suplicy e Luiza Erundina voto na Martha que é um mulherão! Chegou a convencer alguns que ouviam a declaração de voto. Como dizia o Hélio da Dekorvale, “melhor ouvir isso que ser surdo”. Como diz um provérbio Espanhol : “As coisas não são como começam, mas sim como terminam”.
Enchentes
A natureza não se defende, apenas se vinga. Diz se que enchente é o protesto do rio contra o fato de ocuparem o seu leito original quando ele fica grande.
Nós não temos catástrofes , mas temos enchentes.
Os líderes atuais no país todo , precisam prestar atenção nesse item ou terão muitos dissabores no futuro. Ou melhor, teremos !
E você ?
Como vens pensando a tua carreira, a tua liderança e o teu futuro ? Vem agindo como águia ou como galinha ? É bom pensar nisso, afinal o futuro é onde passaremos o resto de nossas vidas.

37 comentários para “URBE, CITATI E PÓLIS”

  1. maurice disse:

Julian disse:

Nicholas disse:

Stuart disse:

jimmie disse:

Barry disse:

Allen disse:

curtis disse:

Byron disse:

alexander disse:

Claude disse:

Raul disse:

darrell disse:

Edwin disse:

Dwayne disse:

Casey disse:

James disse:

Micheal disse:

herbert disse:

Gene disse:

otis disse:

jordan disse:

Jorge disse:

Sidney disse:

stanley disse:

doug disse:

terrence disse:

shawn disse:

kirk disse:

adam disse:

ronnie disse:

hector disse:

Rex disse:

clayton disse:

Freddie disse:

Desenvolvimento de sites | desenvolvimento de sites | www.signativa.com.br