Economista, Terapeuta Comportamental, Instrutor MASTER MIND, especialista em Marketing, Escritor e Conferencista

Tem anjos voando nesse lugar

Dia 31 de outubro de 2010, eu e meu amigo Walter Kaltenbach descemos as 7:00 hs da noite na estação de Metrô Turnham Green, num bairro de classe média de Londres, capital da Inglaterra. Qual foi nossa surpresa ao nos depararmos com uma multidão de pessoas vestidas de bruxas, mais crianças do que adultos, batendo de porta em porta, abóboras com velas dentro colocadas sobre os muros das casas e em pequenos prédios, uma grande algazarra. Era noite de Haloween, ou dia das bruxas das como é conhecido aqui. Esta festa veio para o Brasil através das escolas de inglês. No interior de São Paulo é muito forte, tem visibilidade muito grande. Sempre atribuí a isso uma subserviência desnecessária por parte de nós, copiarmos culturas de outros países sem ter um porque consistente. Claro que a cultura germânica, italiana, polonesa ou japonesa, por exemplo, é pelo grande contigente de imigrantes que vieram para cá ajudar a construir o país, é um caso diferente. Pois tem a força dos valores, das verdades profundas de um povo que veio auxiliar outro povo a construir uma nação e não quer perder se de si mesmo.
Na Inglaterra
Não sei nos EUA, porque só vi pela TV, mas na Inglaterra eu vi pessoalmente. Essa tradição tem quase a força , como se fosse para nós, da festa de São João. Essa analogia é para que o leitor avalie a força para eles. Mas isso é para eles, para nós, sem ser muito pesado nas palavras: É uma macaquice. Quero que meus filhos aprendam outra língua, pois aprender outra língua é ganhar uma vida a mais nessa existência, não apenas capacitar se, mas não quero que eles imitem valores alheios. Pois isso é superficial e quem torna se superficial, viaja para fora de si mesmo e acaba perdendo se no caminho, a exemplo de Édipo no caminho de Tebas que gritava desesperado: Quem sou eu?
Anjos caminhando
Quero voltar ao início do dia 31, pois eu cheguei a Londres dia 30, no sábado. Entramos no Metrô, na mesma estação as 10: 00 hs e tivemos um impacto ao nos depararmos com centenas de pessoas vestidas de anjos, todos de branco com asas e muitos distribuindo flores. Minha angústia criativa de pesquisador me impediu de ficar sem perguntar e acabei encontrando alguém que falava espanhol. Miguel, um mexicano que trabalha na embaixada mexicana. Ele explicou que o movimento era para contrapor esse conceito da noite das bruxas. O movimento era para espalhar o amor, pois “o que sai do coração toca o coração”. Eles iriam se encontrar as 3:00 hs da tarde em uma praça, pois havia “muitos anjos” segundo ele em todos os metrôs de Londres. Lembrando que Londres tem 17 linhas de metrô com mais de 300 estações. Ou seja, a cidade é uma teia de aranha de linhas férreas subterrâneas.
Quem organiza?
Meu senso organizacional prático me fez bombardear ele com perguntas a ponto de constranger meu amigo Walter. Quem organiza isso, perguntei? Ele disse que começou com grupos de meditação que resolveram contrapor este conceito de energias negativas e espalharam um manifesto pelos Metrôs da cidade. A notícia espalhou se como um rastilho de pólvora. A adesão, segundo ele, foi desde igrejas até grupos de amigos. Igrejas Evangélicas, Católicas e Anglicanas, pois anjos são plenamente aceito por todas essas igrejas Cristãs e a Bíblia é recheada de experiências de anjos na terra com muita riqueza de detalhes. Abraçaram a idéia com convicção. E precisa convicção, pois cá pra nós, vestir se de anjo e andar pelos Metrôs da cidade não é tarefa das mais fáceis.
E você?
Quais valores que você cultiva que realmente são seus e quais são “emprestados”? E quais você é capaz de defender com convicção ?

37 comentários para “Tem anjos voando nesse lugar”

  1. Arthur disse:

shane disse:

Roy disse:

arthur disse:

doug disse:

manuel disse:

cory disse:

Martin disse:

leonard disse:

luke disse:

Adam disse:

brent disse:

Charles disse:

vernon disse:

albert disse:

Shannon disse:

floyd disse:

Clyde disse:

todd disse:

Gregory disse:

gary disse:

mitchell disse:

Lynn disse:

armando disse:

Joey disse:

ronnie disse:

Edgar disse:

Curtis disse:

max disse:

Jonathan disse:

mario disse:

willie disse:

norman disse:

Michael disse:

gerald disse:

Desenvolvimento de sites | desenvolvimento de sites | www.signativa.com.br