Economista, Terapeuta Comportamental, Instrutor MASTER MIND, especialista em Marketing, Escritor e Conferencista

As placas tectônicas da política

Em política diz se que a elite escolhe e o povo referenda. A elite partidária das lideranças. Costuma se dizer que a eleição ocorre um ano antes das urnas, ou seja, a eleição de 7 de outubro de 2012 acontecerá em 03 de outubro de 2011. Por quê? Porque é quando termina o prazo para mudança de partido. Depois disso é ir atrás de voto. Da referenda do povo.
Placas tectônicas
Caso alguém não saiba, são aquelas placas subterrâneas que quando se movimentam causam terremotos. Raul Seixas dizia que ele via o planeta como um cachorro: “quando são demais as pulgas se livra delas num sacolejo”. Um terremoto é na verdade um grande rearranjo. Na natureza é o terremoto que rearranja, em política são os bastidores. Bastidores é aquilo que acontece e o público não vê. O DEM e o PT se unindo é um movimento tectônico. É um grande rearranjo partidário no país. Mas é isso que está acontecendo em São Paulo com a ida do Kassab para o PMDB. Perguntei a um cacique político do interior de SP porque este movimento do Kassab e ele me respondeu: É um jeito de se aproximar do PT. É! ! ! As coisas se rearranjaram mesmo!
O Papel do político.
É espalhar confiança no mercado. A crise americana de 2008 foi uma crise de confiança. Em política expectativa gera fatos. Se o mercado confia nos comandantes, investem nas cidades, estados e países. O Brasil é à flor do baile, todo mundo quer dançar com ela. Mas já foi a menina feia, ninguém queria compromisso . Como isso aconteceu ? O Brasil mudou ? Mudou a confiança que se passou a ter com relação às regras. E regras são o que governam o mundo. Por quê ? Porque regra é um método de atuação. E método é o que permite que pessoas comuns façam algo que antes era realizado por mentes brilhantes. Regra sistematiza , passo a passo, aquilo que um indivíduo muito hábil aprendeu a superar a limitação do passado.
Estadistas
O verdadeiro estadista é sempre o que vê antes. Portanto, é a versão política do profeta no âmbito das religiões. Mas precisa saber como dizer isso para as pessoas, pois caso contrário, será mal interpretado. Infeliz é o homem que nasceu antes do seu tempo já dizia o filósofo. FHC e Lula fizeram um papel de gente grande no governo. Lula vai para a África desenvolver a agricultura familiar lá. Pelo menos esse é o projeto inicial. Se colocar em prática essa intenção entra pra história com H maiúsculo.

Empreendedor público e privado.
Por isso a importância de escolher bons empreendedores públicos. Existe o empreendedor estatal ? Existe sim, mas parece serem poucos. Empreendedor é a metade do empresário. O empreendedor começa e o administrador consolida. O empreendedor inventa , o empresário inova.Inovação é a invenção que o mercado aceita. O rei do mercado é o consumidor. A inovação é vitoriosa quando é aceita pelo mercado.Não adianta nada inventar algo que não existe mas ninguém quer. Quem seleciona o empreendedor privado é o mercado, que seleciona o empreendedor estatal é a urna. E a urna é um ventre que pari mais por emoção do que por razão.
E você ?
Como vens observando os movimentos políticos tectônicos da sua região ?

35 comentários para “As placas tectônicas da política”

  1. shaun disse:

ricardo disse:

casey disse:

wallace disse:

stuart disse:

lyle disse:

Edward disse:

mike disse:

Darrell disse:

Christopher disse:

angel disse:

Tyrone disse:

stephen disse:

Bob disse:

Gene disse:

Clyde disse:

Joel disse:

craig disse:

Billy disse:

alex disse:

Ernesto disse:

Elmer disse:

Fredrick disse:

darryl disse:

Thomas disse:

ray disse:

Daryl disse:

johnnie disse:

gabriel disse:

Larry disse:

ross disse:

ron disse:

tony disse:

Desenvolvimento de sites | desenvolvimento de sites | www.signativa.com.br