Economista, Terapeuta Comportamental, Instrutor MASTER MIND, especialista em Marketing, Escritor e Conferencista

Construção civil e o apagão

Li a entrevista do meu amigo Carlos Humberto Silva no jornal página 3 sobre a sua investidura no cargo de Secretário de turismo de Balneário Camboriú. Dentre tantas informações, disse ele que em breve teremos na cidade edifícios com mais de 60 andares. Ou seja, continua cada vez mais intensa a atividade da indústria da construção civil no nosso principado.
Sky line
Essa expressão em inglês quer dizer linha do céu. Quando se fala em grandes cidades do mundo costuma se referir a elas pelo Sky line. Tipo: Chicago, Londres e New York têm uma Sky line muito marcante. No seriado americano Sex and the city, a mudança de ambiente de uma cena para outra, aparece o Sky line – Aquele risco marcante que desenha a parte de cima dos prédios – da cidade de New York. Quem olha da estrada de Laranjeiras para a av. Atlântica é impossível não se encantar com a Sky line de Balneário Camboriú. Está entre as poucas cidades do mundo com esta linha superior.
O setor
O setor da construção civil atinge diretamente importantes campos da economia. Entre eles o econômico e o social. O Econômico pelo que movimenta em termos de investimento, de compra e de transporte. E o social, pelos empregos gerados. Além disso, arrasta outros segmentos como a indústria de móveis, decorações, eletrodomésticos e eletrônicos entre outros. Todos esses segmentos estão acelerados pela construção civil.
Apagão
Todo bônus tem um ônus. Eles andam de mãos dadas sempre. Existe hoje um apagão de mão de obra na construção civil no Brasil inteiro. Encontrar mão de obra para a construção civil está um desafio. Que já está sendo notado em todo o mercado. Que poderá desacelerar o setor com reflexos nos custos. Em Ribeirão Preto não se encontra corretor de imóveis para se contratar. Uma grande empresa construtora da cidade fez uma grande campanha para contratar vendedores. Está investindo em treinamento para transformá los em Corretores. Trabalho e emprego formam o binômio que denominamos de oportunidades. Com isso o Brasil melhora sua partilha de renda.
Metropolização
Urbanização nasceu da industrialização. Metropolização é a consolidação da atividade econômica sobre um determinado território. O que faz com que uma cidade receba o título de metrópole é a construção de um metrô, símbolo da otimização do transporte público. Balneário Camboriú já é um mini metrópole. Falta só um metrô que pode ser sobre a terra ou aéreo. Como será o futuro da cidade depende das ações no presente dos atuais gestores.
Futuro
Mais que a cidade que herdamos de nossos pais é a cidade que tomamos emprestados de nossos filhos.

44 comentários para “Construção civil e o apagão”

  1. Jay disse:

doug disse:

julian disse:

carl disse:

Alexander disse:

Mario disse:

shane disse:

Ray disse:

russell disse:

dan disse:

leonard disse:

jordan disse:

stuart disse:

wallace disse:

billy disse:

Aaron disse:

William disse:

gabriel disse:

adrian disse:

Julius disse:

Lawrence disse:

Marion disse:

Antonio disse:

adrian disse:

gregory disse:

Martin disse:

calvin disse:

jeremiah disse:

ross disse:

Jimmie disse:

Angelo disse:

Jared disse:

Roberto disse:

Adrian disse:

corey disse:

steven disse:

Daniel disse:

Robert disse:

charlie disse:

Chad disse:

ted disse:

Daryl disse:

Desenvolvimento de sites | desenvolvimento de sites | www.signativa.com.br