Economista, Terapeuta Comportamental, Instrutor MASTER MIND, especialista em Marketing, Escritor e Conferencista

Êxtase de um não católico

Em um ano estive três vezes na Europa e um amigo me perguntou: Qual a graça da Europa de hoje? Respondi: A graça é sentir-se parte de uma civilização que se perdeu. Arquitetura românica, gótica, medieval e clássica, nos remete as culturas que formaram o patrimônio da humanidade. Não se trata de um deslumbre estético, afinal a minha origem profissional é arquitetura, mas de penetrar na essência da realização humana mais poderosa.
Ópera
A música clássica, por exemplo, é muito ouvida. Tivemos a oportunidade de ouvir e ver uma ópera ao vivo em Roma na Praça Navona ao meio dia em um dos muitos restaurantes em frente à Embaixada do Brasil. Os mesmos sons de séculos atrás sendo ali entoados, vendo a historia feito em bronze, tijolos e uma argamassa resistente ao tempo.
Nem tudo vai bem
Paris por exemplo, tem mais árabes, indianos, africanos e mulçumanos do que europeus, passando uma sensação de que eles vão dominar logo a Europa. Londres passa a imagem da cidade mais vigorosa da Europa. Mas um sinal de decadência foi em um atendimento numa locadora da Europcar em Bolonha a maior locadora da Europa. Quando tínhamos alugado um carro com GPS e o mesmo tinha acabado. Após as conversas iniciais com a atendente, expliquei a ela que sem GPS teríamos muitos problemas para andar pelo país e se ela poderia ligar para Turin- onde iríamos dormir – perguntando se havia lá um para nos ceder . Ela respondeu: Não ganhamos para isto! Ainda bem que eu tinha três testemunhas, pensei que esta frase era exclusividade do Brasil. Nós sabemos o fim desse filme. Os europeus ainda estão com a sensação que não precisam de turistas e que estão fazendo favor.
A parte maravilhosa
As igrejas católicas européias sempre provocam uma espécie de êxtase místico, mesmo em um não católico como eu. Na Capela Cistina é impossível não se emocionar ! Eles construíram uma Basílica, dentro da Basílica construíram uma igreja, dentro da igreja construíram uma capela e dentro da capela… colocaram o dedo de Deus. Michelangelo, que por mais de quarenta anos foi assalariado do Vaticano e eleito o supremo arquiteto do cristianismo, com certeza foi inspirado por Deus para fazer tudo o que foi feito. Não há como não se emocionar com a estátua de Moisés e de Pietá. É um daqueles momentos que fazem a vida vibrar diferente .
E você?
Como vens observando as obras de arte ao seu redor?

33 comentários para “Êxtase de um não católico”

  1. Luke disse:

    Leo disse:

    Scott disse:

pedro disse:

Kyle disse:

Tyrone disse:

Gerard disse:

brett disse:

Jack disse:

Brandon disse:

shaun disse:

Milton disse:

justin disse:

Eduardo disse:

Kelly disse:

Franklin disse:

benjamin disse:

carlos disse:

jared disse:

Nathaniel disse:

Jerome disse:

Austin disse:

Dave disse:

peter disse:

timothy disse:

jessie disse:

Antonio disse:

aaron disse:

Jack disse:

Daryl disse:

clifford disse:

tony disse:

Greg disse:

Desenvolvimento de sites | desenvolvimento de sites | www.signativa.com.br