Economista, Terapeuta Comportamental, Instrutor MASTER MIND, especialista em Marketing, Escritor e Conferencista

GOSTE DE SI MESMO E OS OUTROS TAMBÉM GOSTARÃO

Nós não vemos o mundo como ele é. Nós vemos o mundo como nós somos. Ou seja, são nossos olhos que dizem como o mundo é. Durante muitos anos me dedico à prática da terapia comportamental e sempre me impressionou a constatação de que um número altíssimo de pessoas tem um infundado sentimento de baixa auto-estima. Que se consideram muito menos capazes e competentes do que são na realidade. E estas concepções equivocadas causam uma infinidade de problemas a elas mesmas.
Auto-estima
Auto estima está intrinsecamente a uma auto-imagem. Goste de si mesmo e os outros também gostarão de você. Certa vez vi e ouvi um pregador dizer que a Bíblia é o melhor livro de Auto ajuda que existe. Concordei com ele. Afinal a aplicação na vida cotidiana dos princípios bíblicos já é uma técnica insuperável de fortalecimento da auto-estima. E com isso já vem imediatamente a pergunta. Porque existem tantas pessoas que observam a Bíblia e vivem de acordo com os preceitos bíblicos e não possuem uma auto-estima alta? O problema da auto-estima, contudo não pode ser corrigido antes que sua existência seja reconhecida. Uma vez reconhecido o problema, será possível discutir um método adequado para corrigi-lo.
Distorção da imagem de si mesmo
A imagem negativa de si mesmo resulta de uma percepção distorcida, quando a pessoa nega suas qualidades positivas e se considera inferior ao que é na realidade. A imagem negativa de si mesmo não é humildade, mas ilusão e percepção falsa.
Como se nota alguém assim?
Uma defesa psicológica muito utilizada por pessoas com baixa auto-estima, baseia se no menosprezo aos outros. Parece que denegrir os outros lhes confere um sentimento de superioridade. Esta manobra psicológica cria ambientes de fofocas, de desarmonia, de cizânia e uma perda de respeito alheio. De forma que baixa auto-estima não prejudica somente a pessoa, mas o seu entorno.
Como corrigir?
Conta-se que certa vez um jovem chegou à igreja e encontrou um pregador muito conhecido no país. Ao defrontar se com o jovem, o pregador perguntou lhe: O que o trouxe aqui? “Eu vim para encontrar Deus”, respondeu o jovem. “Para isso você não precisaria vir”, disse lhe o pregador. Você poderia encontrar Ele em casa ou em seu coração. “Então por que eu deveria ter vindo”? Perguntou o jovem. “Para encontrar a si mesmo”, respondeu o pregador. De forma que uma maneira de corrigir a baixa auto-estima é conhecer se a si mesmo.
Por que ir à igreja?
Quando nos encontramos conosco mesmo, nos encontramos com Deus. Afinal nós somos a imagem e semelhança de Deus. A igreja permite a construção de um ambiente propício a este reencontro conosco mesmo através do clima criado através da consagração do ambiente, dos cânticos, das orações coletivas e das pregações. E isso permite uma construção de um ambiente de auto encontro e contentamento interior e auto aceitação.
E você?
Como vem usando este ambiente maravilhoso da igreja para se auto conhecer?

42 comentários para “GOSTE DE SI MESMO E OS OUTROS TAMBÉM GOSTARÃO”

  1. bradley disse:

Patrick disse:

Jesus disse:

alexander disse:

glen disse:

Joshua disse:

jonathan disse:

Alan disse:

Mitchell disse:

Gary disse:

George disse:

roberto disse:

ray disse:

donald disse:

kenny disse:

mike disse:

Ruben disse:

Brad disse:

robert disse:

Nelson disse:

nathan disse:

bill disse:

Clinton disse:

Benjamin disse:

leslie disse:

Dave disse:

Victor disse:

shawn disse:

Peter disse:

ralph disse:

Perry disse:

Rick disse:

Ruben disse:

arturo disse:

chris disse:

Allan disse:

Leonard disse:

Willie disse:

raul disse:

kent disse:

Desenvolvimento de sites | desenvolvimento de sites | www.signativa.com.br