Economista, Terapeuta Comportamental, Instrutor MASTER MIND, especialista em Marketing, Escritor e Conferencista

Principado de Camboriú

Acabo de chegar da Europa, fui fazer um curso em Rimini, na Itália. Após 3 dias de curso, fomos fazer um passeio pela Europa. Viajei de carro, por 5 países. Com o advento do GPS – em português – viaja se sem medo de errar, até porque se errar ele nos leva de volta. Enfim, a vida ficou mais fácil com a tecnologia.
Mônaco
Fui conhecer o principado dos Grimaldis. Eu nasci no Oeste Catarinense em uma cidade chamada Monte Carlo que foi emancipada de Campos Novos. Hoje ela conta com mais ou menos uns 8 mil habitantes. Eu ouvia , quando criança, que ela tinha sido batizada com este nome dado ao fato do fundador ter feito uma viagem a Europa na década de 50 e resolveu homenageá La. Tinha a curiosidade de conhecer Monte Carlo. É muito bela. Mônaco é situado no sul da França e faz costa com o mar mediterrâneo. Possui proximadamente uma área de três quilómetros quadrados , sendo o segundo menor Estado do mundo, atrás apenas do Vaticano e é o país com a densidade populacional mais alta do mundo. Mónaco é um dos seis micro países da europa e é governado há mais de sete séculos pela família Grimaldi.
Como consegue sobreviver ?
É um rochedo que vive de uma saída para o mar. Mônaco tem 3 km de largura por 1,2 de largura. Anda se o país a pé. Como consegue receita ? Com duas fontes de renda. Uma Marina e um Cassino. É o destino dos muito ricos do mundo.
O que isto tem a ver conosco ?
A economia de Mônaco é movimentada em grande parte pelo setor imobiliário, com mais de 200 empresas de construção civil, que é a outra força motriz da economia.
O turismo é a mais importante fonte de renda do país e tem um setor hoteleiro com aproximadamente 2.500 quartos. Recebe em torno de 225 mil visitantes por ano. Eles estão deixando de ser paraíso fiscal pelas leis da União Européia que proíbe esse tipo de negócio. Eles tem plena certeza que apenas o turismo é suficiente para mante – los. Inclusive , dizem seus moradores, preferem, pois ficariam livres de pessoas indesejadas.
Balneário Camboriú
Eu imediatamente pensei em Balneário camboriú. Nós somos bem maiores que eles e sem sombra de dúvida somos mais fortes porque temos um belo litoral e ainda temos várias praias ao nosso redor. E somos muito parecidos em certos aspectos . Até em jogos……..que em Balneário vão além da praia…..
O que precisamos ?
Traçar diretrizes parecidas com a deles de longo alcance. Pensar 50 a 100 anos na frente em cada ação que for feita no presente. Dessa forma somos capazes de ultrapassá los até, afinal temos potencial para mais.
E você ?
Como costuma agir no presente com relação ao futuro ?

38 comentários para “Principado de Camboriú”

  1. barry disse:

ronnie disse:

eddie disse:

corey disse:

Andrew disse:

Alejandro disse:

Robert disse:

Brandon disse:

Marc disse:

oscar disse:

Chris disse:

Everett disse:

Greg disse:

Ronald disse:

michael disse:

henry disse:

kenny disse:

johnnie disse:

Bryan disse:

donnie disse:

Cory disse:

Bobby disse:

vincent disse:

Alberto disse:

kelly disse:

leo disse:

gene disse:

Reginald disse:

Lawrence disse:

louis disse:

Seth disse:

karl disse:

alfredo disse:

Daryl disse:

Ken disse:

cecil disse:

Desenvolvimento de sites | desenvolvimento de sites | www.signativa.com.br