Economista, Terapeuta Comportamental, Instrutor MASTER MIND, especialista em Marketing, Escritor e Conferencista

A inveja é o mau halito da alma

O “famoso filósofo” de serra Pelada , Sebastião Curió, ao ser eleito Deputado Federal na década de 80, proferiu a célebre frase que entrou para os anais da história contemporânea, e se viu escrito em adesivos de carros pelo país inteiro : A inveja é uma merda ! Vicente Golfeto, eminente pensador paulista, diz que a inveja é o mau hálito da alma. Ou seja – ninguém inveja quem está distante . Inveja-se quem está perto. Na zona de alcance do mau hálito. Provavelmente você leitor não inveje o presidente Lula – Nem tão pouco ele inveje você . Não invejamos quem está longe. Mas vizinho inveja vizinho, irmão inveja irmão, amigo inveja amigo e colega profissional inveja colega profissional – zona de alcance do mau hálito . Talvez isso explique a quantidade de puxadas de tapetes que existam no mundo corporativo.
Barão do Rio Branco dizia que “a inveja é o preço da glória”. Mas às vezes nem é necessário ter glória para ser invejado; um pequeno sucesso já é , já inflama o ressentimento dos invejosos. O ser humano superior admira, o ser humano inferior inveja! Costuma se dizer que o verdadeiro amigo é aquele que suporta o sucesso do outro.

Entre países

Mas a inveja se manifesta também entre países. Os EUA são invejados por dois motivos , pelo que eles fazem e pelo que eles são. E isso leva as críticas e desconfiança. Claro que os EUA têm uma capacidade enorme de sair das crises e fazerem os outros pagarem por elas. Tem um ditado americano que diz que : se você consegue rir quando faz algo errado é porque já sabe em quem colocar a culpa. Mas não são os defeitos dos norte americanos os fatores determinantes da oposição, mas a capacidade de gerar riquezas , de transformar ônus em bônus, de ser a forja onde se constrói o futuro.
Já ouvi pessoas falarem: “Bem feito para os EUA esta crise, é para eles aprenderem que crise também acontece lá. É uma declaração invejosa. Afinal invejoso só se sente feliz quando encontra alguém mais infeliz que ele.

Hugo Chaves e Lula

O que acontece com as pessoas, acontece com os países.
O Brasil também em menor escala, sofre oposição, que deverá aumentar à medida que mostramos ao mundo o que dispomos : Água, terra,e sol, minério, petróleo e alimentos – A água é o zape (carta na manga) a ser jogado em pleno século XXI. Hugo Chaves é um invejoso. Hugo Chaves antes era o único governo de “esquerda”, da América Latina e de repente surge o Lula chamando a atenção do mundo . O Chaves tem inveja do Lula. O Chaves, destemperado, vem tentando chamar a atenção sobre si . Não subestime, invejoso é perigoso.
De qualquer maneira, é melhor ser invejado que invejar. É o preço do sucesso !

39 comentários para “A inveja é o mau halito da alma”

  1. Ainveja é o mau hálito da alma..interessante colocação.
    E caso , quem inveja você tenha o verdadeiro mau hálito, fale pra ele visitar o site da Associação Brasileira de Halitose – ABHA.
    Lá ele pode tirar dúvidas, e encontrar profissionais realmente capacitados em tratar a HALITOSE. http://www.abha.org.br
    Obrigado
    Dr.Marcos Moura
    Presidente da ABHA

  2. Ronald disse:

ted disse:

Terry disse:

Tim disse:

Alejandro disse:

Frank disse:

Clifford disse:

Freddie disse:

Darrell disse:

francis disse:

Gene disse:

ricky disse:

rafael disse:

Gilbert disse:

Glenn disse:

Arnold disse:

Micheal disse:

Bernard disse:

Tommy disse:

alejandro disse:

frederick disse:

Ted disse:

Alex disse:

eugene disse:

Hugh disse:

bill disse:

victor disse:

Lewis disse:

Christian disse:

eduardo disse:

Joey disse:

Juan disse:

oliver disse:

Bruce disse:

Gordon disse:

Roland disse:

Desenvolvimento de sites | desenvolvimento de sites | www.signativa.com.br