Economista, Terapeuta Comportamental, Instrutor MASTER MIND, especialista em Marketing, Escritor e Conferencista

O Poder , aháááá !!!!! O poder!!!!!!

PC Farias, lobista famoso nos anos 90,dizia que o poder corrompe. E o poder total, corrompe totalmente . Se não foi ele o autor da frase , devia ter sido, pois viveu isso em sua vida. E na sua morte !
No início o poder vinha da terra , os senhores feudais, o feudalismo . No Brasil ganhou o nome de capitanias hereditárias. Eram os nobres , os Fidalgos.
Após a guerra do Paraguai, o exército entendeu que o poder podia ser dele . E foi. Derrubaram a Monarquia, derrubaram presidentes e governaram o Brasil várias vezes. Getúlio Vargas dizia que no Brasil o poder era uma concessão dos militares. Não existiam governantes civis, os militares permitiam que alguns civis estivessem à frente dos governos. Dizem que Juscelino costumava perguntar antes de tomar alguma decisão importante : Será que os militares vão deixar ?

Mudança de poder
Os militares perceberam que o poder estava mudando de mãos e resolveram dividir o poder . Vão se os anéis, ficam se os dedos. Hoje eles mandam em uma fatia do poder . Uma outra parte a imprensa possui. A imprensa nunca exerceu o poder , apenas direciona. Ajuda colocar e, principalmente, ajuda a derrubar. O presidente Collor que o diga . O poder religioso perdeu força. Os políticos hábeis usam esse poder a seu favor. Outra parte do poder é exercida pelo poder econômico . Costuma se dizer que as democracias ocidentais tem sido fachada do poder econômico das grandes corporações. Os partidos políticos estão para os Estados como as corporações estão para os mercados .

Mercado

Mercado vem de feira, cujo resquício moderno é a nossa feira livre. Na banca rodava o dinheiro, que é a origem do Banco . Na mesma banca tinha a vara onde ficavam penduradas as mercadorias. De onde vem a palavra varejo . Bancas com varas grossas era sinal de banca forte. Cidade com varejo forte é cidade forte. Mas na mesma vara tinha as moscas grandes, que incomodavam, entravam no cabelo, perturbavam os ouvidos, às vezes até faziam os proprietários se darem “tapas” para espantarem as moscas. As bancas mais fortes tinham maior número de moscas. Que por rondarem as varas das bancas, ficaram conhecidas como moscas varejeiras.

Poder partilhado
Onde tem dinheiro tem incômodo. Quem pensa ao contrário sofre mais , pois tem que resolver o assunto e ainda reclamar do incômodo. Cidades fortes atraem poder econômico forte. Hoje o poder é partilhado entre os poderes econômicos, político e a imprensa. O judiciário é como o surf, vai conforme a onda.

Brasil
No Brasil o povo apenas legaliza as escolhas feitas pelo poder econômico . Avalizado pelos partidos políticos . Um amigo meu, do interior de São Paulo, foi buscar ajuda financeira de um usineiro. Na saída, pediu : “Tinoco, me arruma uns votos” . O usineiro respondeu : “Ah ! não Nelsinho ! Eu tenho o dinheiro! Se tivesse votos também eu mesmo seria o candidato” !
Os políticos, que são um povo antenado, navegam entre os dois mundos , povo e ricos. Afinal , Política é a arte de tirar voto de pobre e dinheiro de rico.
E Você ?
Como está exercendo o seu poder de influência?

39 comentários para “O Poder , aháááá !!!!! O poder!!!!!!”

  1. arnold disse:

Mike disse:

Arturo disse:

Clifford disse:

jackie disse:

Dean disse:

harold disse:

Alex disse:

Jorge disse:

willard disse:

Neil disse:

Nathan disse:

Roger disse:

Dean disse:

Kirk disse:

Tommy disse:

angel disse:

Isaac disse:

Matt disse:

andrew disse:

jon disse:

david disse:

Adam disse:

Adrian disse:

Alfredo disse:

marc disse:

Wesley disse:

darrell disse:

wallace disse:

hector disse:

calvin disse:

Jackie disse:

Max disse:

Julian disse:

Wallace disse:

willard disse:

Evan disse:

Desenvolvimento de sites | desenvolvimento de sites | www.signativa.com.br