Economista, Terapeuta Comportamental, Instrutor MASTER MIND, especialista em Marketing, Escritor e Conferencista

Choque de Gestão

Conta se que Alexandre o grande, certa noite estava andando ao redor do campo de batalha para espairecer e encontrou uma sentinela dormindo em pé encostado em uma árvore. Acordou – o e perguntou : Qual o seu nome sentinela ? Alexandre senhor, respondeu ele. Ao que Alexandre o grande respondeu : Pois mude seu nome ou mude sua atitude !
Novos administradores públicos
Estou na cidade de Barreiras, Oeste da Bahia. Cidade pólo da região, com 39 municípios . É uma experiência ver como o Brasil se modifica a cada região. Os Brasis dentro do Brasil. A impressão que se tem ao chegar na prefeitura que está se chegando em um ambiente de assistência social . A Prefeita atuando como uma pastora apaziguadora de sonhos e expectativas.
Como não consegue atender a todos , o ambiente em menos de uma semana começou a ser gerador de crises e secretários agindo como se fossem prefeitos, ou quando mais modestos, como vice prefeitos .
É o modelo antigo de gerir e tratar a coisa pública. Se não mudarem a atitude já sabemos onde se chegará .
Administração contemporânea
No dia 2 de janeiro de 2009, participei de um seminário sobre gestão pública em Ribeirão Preto – SP com a Fundação Cristiano Otoni . A mesma que vem assessorando o Governador Aécio Neves em seu choque de gestão.
O Governador Aécio costuma sintetizar que choque de gestão é gastar mais com a cidade do que com pessoal.
Inovar
Ulisses Guimarães dizia que o Brasil precisava de um gerente. Pois os políticos tinham falhado. Como inovar na administração pública ? Sair da administração clássica e ir para uma administração contemporânea requer do executivo público algumas ações macros orientadas para resultados. Para isso, o próprio prefeito tem que se renovar em suas atitudes.
Choque de gestão
Um governo moderno é pautado por metas, de longo prazo, de médio prazo e de curto prazo . Tem critérios para aferir os resultados . Faz ações suprapartidárias para que todos olhem o bem comum, com espírito público, tem parcerias confiáveis e faz acompanhamento passo a passo para corrigir rotas. Isso faz com que a imprensa tenha um papel mais de apoio do que de pautador do governo . Isso só será possível se nossos administradores começarem a olharem o futuro com responsabilidade.
E você ?
Como está olhando a sua vida no futuro ? Como está a gestão da sua carreira ? Já fez a sua visão para este ano de 2009 ? Lembre se que você é 100 % responsável pela sua vida !

42 comentários para “Choque de Gestão”

  1. melvin disse:

Roland disse:

Roland disse:

Fredrick disse:

terrence disse:

shawn disse:

Bradley disse:

robert disse:

ronald disse:

Miguel disse:

bernard disse:

Andre disse:

Arturo disse:

joshua disse:

Darryl disse:

marc disse:

louis disse:

Danny disse:

dennis disse:

Lonnie disse:

Gene disse:

Shannon disse:

Leslie disse:

reginald disse:

angel disse:

Albert disse:

ian disse:

Miguel disse:

samuel disse:

Calvin disse:

Peter disse:

jeremiah disse:

Keith disse:

Joe disse:

juan disse:

Jessie disse:

David disse:

charles disse:

Floyd disse:

milton disse:

Desenvolvimento de sites | desenvolvimento de sites | www.signativa.com.br