Economista, Terapeuta Comportamental, Instrutor MASTER MIND, especialista em Marketing, Escritor e Conferencista

O Herói interior

Dia desses recebi um E-mail assim :…… MAS PARA QUE A ESPERANÇA VOLTE À VIDA DESTAS PESSOAS, PRECISAMOS FORTALECER NOSSAS EQUIPES COM O SERVIÇO PRESTADO POR “VOLUNTÁRIOS”.
Era um e- mail de pedido de ajuda aos desabrigados das enchentes. Imediatamente senti vontade de fazer alguma coisa, mas estou a milhares de quilometros de distância.
Todos nós temos um ímpeto de ajudar os outros. É o nosso herói interior que sente vontade de agir. Alguns agem. Nesse caso específico, agi até onde era possível para mim. Fiz o meu papel. Com aquela sensação de que fiz pouco ou quase nada.
Enchente de lágrimas
Em 83 / 84, eu, meu irmão Jairo, a Nega e companhia, saímos para arrecadar agasalhos pelas ruas e levar para o pavilhão da CITUR (hoje SANTUR) para os desabrigados. Éramos os heróis anônimos fazendo o nosso papel. Os beija- flores com água no bico para apagar o incêndio na floresta. Enquanto uns choram outros vendem lenços. Lembro-me de um cantor que compôs uma canção e depois candidatou se a Deputado e apresentava se assim : O……..de enchentes de lágrimas. Era o seu papel.
Aprendizado
Minha filha Jusanflora, foi visitar a avó em Itajaí na sexta feira e não conseguiu sair da cidade antes de quarta . Ficou ilhada dependendo de comida da defesa civil. Ela saiu de Ribeirão Preto para passar o fim de semana prolongado em Balneário Camboriú. Perguntei o que você aprendeu com isso filha ? Ela me respondeu : Que a vida pode mudar muito rapidamente .
Enchentes
O que nós podemos tirar de aprendizado dessas enchentes ?
Eu já escrevi sobre enchentes nesta coluna. Os países do Norte têm terremotos, Maremotos, furacões e outras tragédias naturais. Nós temos as enchentes. Muito mais fáceis de se prevenir. Mas somos ainda muito imediatistas para pensarmos a longo prazo. Somos vítimas de nossa ansiedade. E ansiedade, como se sabe, nos rouba a benção!
Herói interior
Nós temos muitos “Eus” interiores e separá-los constitui se técnica terapêutica interessante. Por quê ? Respondo com exemplos : Você não é uma criança, você tem dentro de você uma criança. Você não é um depressivo, você tem um lado depressivo. Você não é agressivo e mal humorado, você tem um lado agressivo e mal humorado . Todo mundo tem
A lei da dualidade explica que temos sempre dois lados em nosso interior : O bem e o mal, a criança alegre e a criança triste, o adulto e o infantil, o corajoso e o medroso, o coitadinho e o herói. É sobre os heróis que queremos fazer uma reflexão .
Identificar se com o herói é imitá- lo . Uma das prerrogativas do herói é que ele não pede para fazerem por ele, nem manda, ele faz. Este conceito de herói é interessante que nossos filhos conheçam. Gosto quando meus filhos brincam de herói. Assim como gostava quando via meu filho pequeno usar meus sapatos e vejo minha filha pequena brincar com os saltos altos da mãe dela. Estão seguindo nossos passos. Não se preocupe se seus filhos não escutam o que você diz , eles vêem o que você faz ! O herói busca solução. Não fica chorando nem tem ataques de raiva. Herói não é tímido. Outra
Característica dos heróis é o amor pela coletividade. Ele é o guardião da cidade, ele pensa no bem estar de todos. Que belo exemplo para as pessoas públicas !

Solidariedade

Tenho certeza que sairemos maiores dessa tragédia. Daqui a pouco vamos ver que a união é capaz de reconstruir em meses, o que às vezes se levou uma vida inteira pra se construir. A multiplicação de forças supera a lógica da matemática.

E você ?

O que você pode fazer para estimular os teus heróis interiores ?

55 comentários para “O Herói interior”

  1. otis disse:

Orlando disse:

William disse:

Desenvolvimento de sites | desenvolvimento de sites | www.signativa.com.br