Economista, Terapeuta Comportamental, Instrutor MASTER MIND, especialista em Marketing, Escritor e Conferencista

O Rio de Janeiro continua Lindo

Desci no Rio segunda feira dia 10 de novembro de 2008, uma manhã cinzenta. Visto de cima o Rio continua lindo. Mesmo em um dia sem sol. Eu ouso dizer que o Rio é a cidade mais linda do planeta.
Hoje nós podemos, sem sombra de dúvida, dizer que já vimos fotos do mundo inteiro. Faça o leitor um exercício e reveja em sua tela mental, qual cidade do mundo tem reunido em um só lugar, uma montanha como o corcovado, outra como o Pão de açúcar, uma lagoa como a Rodrigo de Freitas e um estreito como aquele de Niterói. Dizem que a cidade do Cairo, no Egito, é muito bonita. Eu perguntei ao amigo que me disse isso, se lá tinha os desenhos acima e a pessoa me respondeu não. O Rio de Janeiro continua lindo e em primeiro lugar.
Prefeitos e cidades
Peguei um taxi e não resisti à pergunta : “Votaste em quem?”. No Paes respondeu – me o taxista, mas já estou arrependido. Perguntei por quê ? Porque está repetindo as mesmas pessoas e os mesmos erros dos outros, já em suas declarações.
- Mesmas pessoas não quer dizer mesmas idéias tentei argumentar.
-É, mas estas pessoas são daquelas que continuam sempre iguais e falando as mesmas coisas.
- Que tipo de declaração perguntei já curioso e desconfiado que estava diante de um sociólogo disfarçado de taxista fazendo uma pesquisa de campo, afinal o Rio continua lindo e inusitado.
- Combater a violência colocando armas não letais na mão da guarda municipal .
-E isso é ruim perguntei , já desconfiado que minha pergunta era arcaica e eu já estava devendo explicações.
Ações sociais

- Ele respondeu , violência se combate com ações sociais bem definidas nas zonas de conflito e um enfrentamento sério da pobreza.
- Perguntei de onde vinha essa visão ampliada de convivência urbana.
-Projetos do Gabeira. Respondeu ele.
São estas coisas que fazem me perceber que uma campanha política pode ser altamente educativa.

Lindo “pero no mucho” .
Claro que aquela beleza vista de cima sofre alterações quando se está lá em baixo . Em Camboriú na década de 80, quando víamos uma garota muito bonita costumávamos falar, será que passa no teste da praia? As mulheres se vestem para as outras mulheres mas tiram a roupa para os homens. A beleza, mesmo quando muito bela, não suplanta o cuidado . De longe todo o gato é pardo.
Xenofobia
O Rio, por ser uma cidade onde os desmandos e a desobediência civil imperam , fica difícil sustentar rotinas gerenciais para uma urbanização mais organizada.
Ele reclamou que o Rio foi governado por Brizola que era gaúcho e por garotinho e Garotinha que eram fluminenses e não cariocas. Eram estrangeiros, não conheciam a cidade em suas veias mais profundas. Jaime Lerner quando foi secretário do Brizola, na época que ele era Governador, tentou criar projetos de longo alcance ao modo de Curitiba, mas esbarrou na lentidão do “modus vinvendus” e da máquina pública Carioca. Os Colombianos, pegaram as mesmas idéias – teleférico para os morros é idéia do Jaime Lerner. Eles dizem isso abertamente, inspiraram se em Curitiba e nas idéias do Dr. Jaime para o Rio. Hoje Hugo Acero, o homem que comandou a implantação em Medelín e reduziu em 80 % a criminalidade, vem dar palestras no Rio sobre o tema . O que muda o mundo são as idéias colocadas em prática. Não apenas as idéias.

Guanabara
O Rio continua lindo mas precisa urgentemente acontecer à nova organização política e o estado da Guanabara voltar, para cada um cuidar da sua casa dizia ele. Será que os Cariocas gostam de estrangeiros mas não gostam de ser administrados por forasteiros???????? Medo de pessoas estranhas é xenofobia!!!! Como dizia Asterix, esses cariocas são loucos !!!
O Rio e o Gabeira
O Rio é mesmo uma cidade surpreendente . E o Gabeira perguntei ?
Ele respondeu, no Gabeira eu vou votar pra Senador. Esses taxistas sabem das coisas.
E você
O que você está fazendo para não cair na mesmice ? Quem faz as mesmas coisas e espera resultados diferentes é no mínimo um inconseqüente. Cuide para não combater problemas novos com métodos ultrapassados.

39 comentários para “O Rio de Janeiro continua Lindo”

  1. Roger disse:

joey disse:

marcus disse:

Marvin disse:

Clayton disse:

chad disse:

Jared disse:

Wayne disse:

brent disse:

Sam disse:

Troy disse:

jeffery disse:

ian disse:

Shannon disse:

Jimmie disse:

derrick disse:

danny disse:

Dan disse:

Fred disse:

douglas disse:

Floyd disse:

philip disse:

Micheal disse:

herbert disse:

Clifton disse:

Antonio disse:

adrian disse:

erik disse:

jamie disse:

phillip disse:

alejandro disse:

Harvey disse:

Jeremiah disse:

wendell disse:

Hector disse:

Gordon disse:

Roland disse:

Desenvolvimento de sites | desenvolvimento de sites | www.signativa.com.br