Economista, Terapeuta Comportamental, Instrutor MASTER MIND, especialista em Marketing, Escritor e Conferencista

Da ousadia, da política e da diplomacia

Estamos próximos das eleições municipais, quando o eleitor, em nome da população, entrega os destinos da cidade, da polis, a um grupo de pessoas . Com seu voto o eleitor “unge o Rei”, para usar uma linguagem Bíblica. Não entrega a partidos. Eles na verdade não existem em termos práticos, a não ser em termos jurídicos. Quem pensar ao contrário é um inexperiente. Só não temos fidelidade partidária porque não temos partidos dignos desse nome. Eles tem , com poucas exceções, se revelados iguais quando no exercício do poder . Quando falamos em governantes, falamos também dos membros do parlamento.
AEDES
Aedes em latim quer dizer construção . É daí que vem edifício. E também edícula. Mas é daí também que vem edilidade, o órgão que fiscaliza a construção da cidade. É muito importante pois, prestar atenção !!! ! !
Política
Espera se grande participação da sociedade civil na campanha municipal desse ano. Esse é um fenômeno nacional, não só em nossa região. Parece que as propostas dos candidatos estão sendo mais analisadas, segundo pesquisas de institutos ligados a ciência políticas . Isso é muito bom. As pessoas estão querendo saber o que as suas cidades serão no futuro .
Populismo
Democracia é o regime da quantidade. Os mais votados é que chegam ao poder. Daí Marcus Túlio, Senador Romano , dizer, “Em política é mais importante um bom candidato do que ser uma boa pessoa”. Ou seja, o que conta é a viabilidade eleitoral. A sociedade mais lúcida precisa estar atenta para evitar , tanto quanto possível, a vitória dos demagogos. Nossa cultura política privilegia o assistencialismo , que é a cara mais cruel do populismo. Que é a voz da demagogia, que é a caricatura da democracia.

Ousadia
Nós precisamos de políticos ousados, mas não imprudentes. O poder é uma máquina , precisa de acelerador e de freios. O olho do estadista decide qual o conjunto de atitudes necessárias, com prudência .

Diplomacia
Um Estadista sabe o valor da oposição , pois ela é o freio em alguns momentos. Inimigos existem para serem úteis já ensinava Getúlio Vargas. Só fui grande porque meus inimigos me forçaram a ser, dizia ele. Sabia conviver com os contrários.

E você ?
Nesta semana pense como você esta usando sua capacidade de ser ousado e menos conservador. Quem anda devagar pode ser atropelado, quem anda acima da velocidade pode ser multado. Temperança é uma virtude Bíblica .
E perfeitamente aplicada na vida . Pense nisso.

37 comentários para “Da ousadia, da política e da diplomacia”

  1. Casey disse:

jack disse:

clyde disse:

rafael disse:

martin disse:

dustin disse:

ricardo disse:

Andy disse:

James disse:

carlos disse:

ian disse:

Ben disse:

Jeffery disse:

julius disse:

edward disse:

james disse:

darryl disse:

Rex disse:

Ted disse:

martin disse:

James disse:

Gerard disse:

Scott disse:

nicholas disse:

Bradley disse:

Brandon disse:

Cecil disse:

Jesus disse:

Jason disse:

Jeffery disse:

benjamin disse:

Russell disse:

cecil disse:

shannon disse:

Carlos disse:

Desenvolvimento de sites | desenvolvimento de sites | www.signativa.com.br