Economista, Terapeuta Comportamental, Instrutor MASTER MIND, especialista em Marketing, Escritor e Conferencista

O valor das acusações

Dia desses em uma conversa com um amigo ele me disse : “O que mais me enche a paciência é esse festival de acusações em época de eleições”. Eu respondi : Eu gosto .
Ele arregalou os olhos e falou : “O que ??? você!!!!” . Sim, eu disse. Porque é um processo de depuração. Os políticos são antropofágicos, contrários ao corporativismo que tão negativamente tem chancelado as ações brasileiras como se fosse uma marca cultural. Se os políticos se protegessem entre si como algumas categorias , o eleitor não ficaria sabendo o que acontece nos bastidores legislativos . Ainda que muita coisa não se venha a conhecer . É bom lembrar que antigo provérbio persa que diz que “quando o rato e o gato entram em acordo quem perde é o dono da mercearia”. No caso o dono da mercearia é o povo. Meu amigo me respondeu : “Jamil vendo dessa maneira você tem razão”. É ruim mais é bom, já dizia o grande filósofo Ratinho em seus programas de TV. Pra melhorar precisa piorar . Quem faz uma plástica sabe disso, no início fica se horroroso , mas depois fica se bonito. Uma auto-estrada é uma droga na época das obras de duplicação, depois fica essa maravilha que é a BR 101.
Política e sociologia
Dia 2 de setembro fui ver uma palestra em Ribeirão Preto de Hugo Acero,Secretário de segurança de Bogotá- Capital da Colômbia de 1995 a 2003 – Diminuiu a violência da quarta maior cidade da América latina em 80 % – Uma das mais violentas do mundo. Acero é consultor da ONU para efeitos de segurança e tornou se uma referência mundial nessa área. Fez o mesmo com Medelín . A campanha dele era “Medelín mais Educada”.
Educação é a maior revolução. Quando se pensa em reduzir violência se pensa em um “Xerife” , com o conceito de tolerância zero. Nada disso, Acero é sociólogo. Um pensador contemporâneo.
Ele diz que política é considerada pelos estudiosos uma das mais nobres ações do homem. Em alguns países, degradou – se a tal ponto que se costuma dizer que : “Política é algo tão sério que deveria ser tratado apenas por humoristas”. O que é não somente lastimável , como também um freio para o desenvolvimento de um país ou de um município. Política precisa deixar de ser escola de “ligeireza” , para voltar a ser escola de nobreza.

Governar é fazer o que tem que ser feito

Acero me deixou a impressão que o que foi feito na Colômbia é extremamente exeqüível aqui no Brasil. Saí com as esperanças renovadas. O que eles fizeram lá deu tão certo que eles lançaram uma campanha de aumento de impostos que aderia quem quisesse . O IPTU – Bogotá 110 % – 10 % a mais para quem quiser pagar – O contribuinte indicava no carnê onde queria que fosse investido o imposto extra. Tiveram 40 % de adesão da população e 95 % da população começou a pagar impostos em dia.
Algumas pérolas de Acero e que podem ser aplicadas em nossa carreira como profissionais.

• Experiência boas e más – deve ser aproveitadas
• Segurança é responsabilidade dos prefeitos sim.
• Morre mais gente no trânsito de RP que por assassinato.
• Criar a cultura da resolução de conflitos (entre pessoas , intra – familiar e cidadania) pois o que é pequeno para o governo é muito para o cidadão. Por exemplo, quer coisa mais chata que uma briga entre vizinhos ?
• A obra arquitetônica impacta o ambiente e a cabeça das pessoas pobres. A pessoa tem uma transformação com ela, por isso a obra precisa ser bonita e imponente.
• Segurança sempre vem junto com educação.
• Polícia impõe respeito sim, mas não adianta matar 200 traficante que amanhã vem mais 400 se não houver consolidação.
• Para os pobres sempre o melhor – Quando se faz o feio para o pobre ele fica com a sensação que ficou o resto para ele.
• Intervenção Educacional – Intervenção social e intervenção da justiça são iguais à segurança.

Paulo Gouveia

O Dr. Paulo Gouveia , ex Deputado por SC, estava na palestra, jantamos juntos e falamos como é possível transformar uma sociedade se houver vontade e ação junto com a vontade.

Primeiro Passo

O passo mais importante de qualquer atividade humana é o primeiro. Comece e vá em frente já ensinava o provérbio, que o universo recompensa a ação.

33 comentários para “O valor das acusações”

  1. warren disse:

pedro disse:

Ian disse:

kenny disse:

Randy disse:

Frank disse:

dan disse:

Allan disse:

Gregory disse:

nick disse:

Raymond disse:

Homer disse:

Christopher disse:

russell disse:

ronnie disse:

joel disse:

tyrone disse:

darrell disse:

Shaun disse:

Brandon disse:

Ronnie disse:

Max disse:

Jason disse:

Luis disse:

Clayton disse:

dennis disse:

Johnny disse:

Leon disse:

marcus disse:

Ted disse:

morris disse:

Desenvolvimento de sites | desenvolvimento de sites | www.signativa.com.br